A Religião e o Aikido

Este assunto sempre foi e será muito delicado para os praticantes de Aikido, embora eu não entenda o porque. Conheci muitas pessoas que deixaram de praticar Aikido porque viam religião  envolvida na arte. Não sou xintoísta, mas não vejo qual o problema em praticar Aikido mesmo tendo uma religião. Muitas pessoas dizem que não podemos ter dois mestres, que não é possível seguir dois caminhos. Concordo em partes. Não acredito que seja possível caminhar por dois caminhos opostos, mas se os caminhos seguem para o mesmo destino não vejo problema algum em trilha-los.

Pratico Aikido não só pela eficiência marcial, mas também pela eficiência em me ajudar a encontrar meu caminho como ser humano. Sigo a minha religião com o mesmo propósito, me encontrar. Como estes dois caminhos tem o mesmo destino, não vejo o porque deve-se excluir um deles.

Conheço muitas pessoas que também citam o Aikido como religião. Eu não tenho esta visão do Aikido, mas respeito quem pensa também dessa forma. Tenho alguns amigos que são aficionados em Star Wars e até acham que ser um Jedi é um caminho a ser seguido. Inclusive, já cheguei a ler sobre um templo, se não me engano em Londres, que se dedica a filosofia Jedi. Se isso levar ao crescimento humano e espiritual dos seus seguidores, ótimo!

É fato que O’Sensei era um religioso fervoroso e que direta ou indiretamente incluiu alguns ensinamentos religiosos na prática. Alguns cumprimentos, comportamentos e posturas tem um fundo religioso profundo, mas aprendi com o mesmo Aikido, a separar o lado religioso do lado filosófico e marcial. Não vejo problemas em fazer todos os procedimentos que algumas escolas fazem só porque tem um sentido religioso, pois aprendi há muito tempo, que as posturas religiosas só tem valor quando feitas com religiosidade no coração.

Portanto faço alguns procedimentos, que até poderiam ser vistos como religiosos, como sinal de respeito, e este respeito é sincero em meu coração. Para finalizar, o que acho, é que se você viu no Aikido uma religião e gostou, siga-a com religiosidade em seu coração, se viu, como eu, que este é um caminho fantástico que poderá lhe levar à um profundo conhecimento de você mesmo, pratique com a mesma sinceridade no coração que você tem quando segue a sua religião. Deus está em todo lugar, físico ou espiritual. Quando cumprimenta seu parceiro de maneira respeitosa você está cumprimentando Deus, pois ele está em todos os lugares, inclusive dentro de todos nós. Não vamos criar mais obstáculos para a nossa felicidade, os que existem já são suficientes.

(@Varela_San)

Deixe uma resposta

