A Pureza do Aikido

Recentemente tomei conhecimento através da internet de um projeto de voluntariado de Aikido em uma escola municipal. A escola em questão é a Escola Municipal São Francisco de Assis, na cidade de Natal, estado do Rio Grande do Norte. Como em diversas regiões do país, é um local de grande desigualdade social, presença de comércio informal e inúmeras vilas em condições semelhantes às favelas. A violência neste bairro é constante como em diversos bairros espalhados pelo país.

Depois de 4 anos deste projeto de voluntariado, constatou-se uma grande melhora nas relações entre alunos, melhoria da saúde e asseio, melhoria das relações sociais, freqüência escolar e no afastamento da violência. Outro ponto fundamental é a relação dos alunos desta escola com a sociedade, que se torna a cada dia mais forte.

É inegável a ajuda do Aikido para com estas crianças, mas também é verificado a reciprocidade deste amadurecimento. A experiência da troca de realidade entre os alunos e os voluntários, deve ser única. Acredito que quando O’Sensei falou em harmonizar com nosso parceiro, ele devia ter em mente um trabalho como esse. Harmonizar não é impor aquilo que você acredita ser o correto, mas compreender como a realidade se coloca para todos. Compreender e tentar modificar buscando a melhoria de todos a sua volta, isso deve ser muito gratificante.

Deixo aqui meus agradecimentos para com o patrocinador: Projeto Escola Brasil – Banco Santander que fez a doação dos tatames e kimonos e para os voluntários: Marcus Vinicius Andrade Brasil (Advogado), Guilherme Augusto da Silva Lemos (Universitário), Mirela Monteiro (Professora – Português e Matemática), Mayra Liege da Silva Lemos (Nutricionista) e Stephanie Pinto (Professora – Inglês).

Parabéns à todos os envolvidos neste projeto.

Este projeto atende uma média de 25 alunos todos os Domingos das 13:30 as 17:30

(@Varela_San)

6 pensamentos sobre “A Pureza do Aikido

  1. Os voluntários do Projeto Aikidô agradecem a citação de suas atividades em tão respeitável meio de divulgação do Aikidô, o Blog do Sangen Dojo – Brazil Aikikai Campinas. Após 4 anos de atividade descobrimos que temos fôlego para muitos anos adiante e assim manteremos o objetivo inicial de ensinar da Arte da Paz e fazer o acompanhamento escolar dos nosso alunos. Aos amigos do Sangen Dojo, na pessoa de Varela-san, agradecemos mais uma vez a divulgação do Projeto Aikidô, e esperamos que com isso, que outros amigos aikidocas, sigam o caminho e façam a diferença na vida de outras crianças.

  2. ¡Qué grande @Varela_San! Me has dado una gran alegría: ¡No soy tan iluso como pensaba!

    Ciertamente creo que hay gente muy importante en este mundo. Y por importante me refiero a personas involucradas con su comunidad y con todos aquellos que tienen menos. Creo que sería muchos más bonito todo, si estuviésemos sometidos a una constante “Cadena de favores”: haz por los demás lo que ellos no pueden hacer por sí mismos, y de modo desinteresado. Cómo en la película de Kevin Space. Seguro que algún día la cadena se cierra y te verás recompensado.

    Ya ves! Me alegro de que tengan esa ilusión. Ese es el verdadero motor, el que genera la energía positiva que mueve el Universo. Yo aquí en España, los involucrados en el proyecto de la Escuela Municipal de San Francisco de Asís, en Brasil, y a saber cuántos más dedican su tiempo de forma altruista.

    Hace tiempo leí un artículo que se llamaba: ¿ Cuánto vale tu tiempo libre? Básicamente venía a exponer por cuánto debías de cobrar el tiempo que le dedicas a actividades dirigidas hacia otros. Cada vez hay más gente quejándose del modo de vida capitalista, y en cambio le ponemos precio a todo. No puede ser!

    Y es cierto que en el Aikido se transmiten estos valores: la fusión entre Uke y Tori es la necesaria para realizar la técnica en perfecta armonía. Esa misma fusión entre personas, la capacidad de empatizar, es la que hace que armonicemos con nuestros iguales.

    ¡Gracias a todos los que conseguís que cada día queramos ser mejores personas!

    Saludos.

    T.L.S

  3. Pingback: Notícias do Projeto Aikidô « I M P R E S S Õ E S – A I K I D Ô

  4. O Projeto Aikidô informa que está de nova equipe. Ainda continua Vinicius Brasil e no lugar dos demais voluntários temos agora Ellen Karine Mouzinho de Pontes (Técnica em Controle Ambiental e Professora de Inglês – Ministrando Inglês) e Andrea Karina Melo Lins de Pontes (Técnica em Manutenção de Microcomputadores – Ministrando Português e Matemática).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s