Porque é importante conhecer as origens?

Nos últimos posts do nosso blog, fiz questão de publicar um pouco da história do Aikido. Vimos uma breve biografia de O’Sensei e no último falamos de Iwana, que foi o berço do Aikido. Publiquei estes artigos para mostrar as origens da nossa arte marcial. E porque achei isso importante?

Acredito que para entendermos melhor sobre um determinado assunto, é importante conhecermos as origens do mesmo. Precisamos entender o porque dos movimentos que fazemos na nossa arte marcial, entender o sentimento de cada ação de cada técnica, até mesmo de cada cumprimento. Por isso aconselho para todos os aikidoistas a estudarem as origens do Aikido.

Entender o lado espiritual de O’Sensei no momento que ele estava criando o Aikido é muito interessante. Entender esse momento nos dará uma maior compreensão da filosofia do Aikido. Com esse conhecimento fica mais fácil compreender os livros Os Segredos do Aikido, a Filosofia do Aikido (ambos de John Stevens), a Iluminação através do Aikido (Kanshu Sunadomari) e até mesmo O Caminho da Sabedoria (Shihan Wagner Bull).

E porque entender a filosofia do Aikido?

Entendendo a filosofia, o caminho para alcançar nosso auto conhecimento se torna mais tranquilo e natural. Aikido não é apenas um amontoado de técnicas (como vemos em muitas outras artes marciais), o lado filosófico é muito acentuado e vale a pena nos aprofundarmos também nesse universo.

(@Varela_San)

Deixe um comentário