Características do Aikido

O que é o Ki?

O Aikido é um Budo moderno criado por Morihei Ueshiba, baseado em seu treinamento intensivo em vários sistemas de artes marciais tradicionais japonesas. Como está implícito em seu próprio nome, AI-KI-DO, ele está centrado no princípio do ki.

O termo ki é utilizado de várias maneiras: em palavras como kuki (“ar”), taiki (“atmosfera”) e joki (“vapor”), ele representa um fenômeno que não pode ser visto a olho nu. Temos também palavras como satsuki (“sanguinário”), reiki (“espiritual”), seiki (“vitalidade”), kakki (“vigor”) e haki (“ambição”) que descrevem estados ativos fora do domínio físico e concreto. Também no pensamento chinês, a teoria do ki (ch’i) tem um papel central – Enami ensinava que: “O ki é a plenitude da exitência”. Voltando um pouco mais no tempo, na antiga filosofia hindu, o ki é chamado de prana, a matéria-prima da vida do Universo, que também anima nossa existência individual.

Resumindo, o ki é a energia vital que permeia a existência de tudo e de todos, e é a fonte de toda energia.

A União entre Ki, Mente e Corpo

O Fundador Morihei Ueshiba, que pesquisou profundamente o conceito do aiki (a harmonização do ki), explicava o ki assim: “O Ki é a energia vital do Universo e seu sutil funcionamento estimula os cinco sentidos. Empregue essa força com união do corpo e da mente, e você poderá mover-se tão livremente quanto desejar”.

Como podemos utilizar o funcionamento sutil do ki? Antes de tudo temos de aprender a usar o poder de nossa respiração (kokyu-ryoku). No Aikido, o ki é efetivamente utilizado através do poder da respiração. Como mencionamos anteriormente, o termo prana, da filosofia hindu, significa “respiração”. Foi a compreensão desta verdade eterna – a natureza da respiração do Universo –  que levou o Fundador Morihei à iluminação.

O Fundador percebeu que era necessário unir mente, o corpo e o ki. A partir dessa integração individual, a pessoa precisa se conectar com o Universo como um todo e manifestar o poder imenso da energia vital. Definitivamente, esta hamonização – entre ki, mente e corpo – resultará na verdadeira iluminação. Esse é o propósito do Aikido.

Evite o conflito, não lute

Com o ki, a mente e o corpo unificados, o Universo se apresenta em verdadeira forma, e qualquer coisa que aja contra seus princípios naturais é imediatamente detectada; neste nosso mundo não há maneiras de ir contra as verdades do Universo. Com essa atitude e em harmonia com o Universo, não há como perder. Esse é um estado invencível de existência, alcançado por meio da vitória sem luta.

O princípio de vencer sem lutar libera o Aikido das pressões impostas por disputas e competições. Por princípio, o Aikido não está preocupado com vitória ou a derrota, ou com a glória ou a decepção da competição. O Aikido não é um esporte, composto de vencedores e perdedores; ele é um Budo que serve para forjar o corpo e a mente, um caminho puro.

Extraído do livro “Aikido – Evolução passo a passo” de Moriteru Ueshiba Doshu

tradução Wagner Bull Shihan

4 pensamentos sobre “Características do Aikido

  1. Senhor, não sei se tem acontecido com outros usuários, mas muitas vezes seu site sai do ar. já detectei isso em outros computadores de provedor diferente que acesso seu blog.

    Em blog que criei na plataforma wordpress percebia esse problema também.

    caso persista, crie um no blogger, lá nunca vi acontecer isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s