Harmonia no Aikido

Um dos objetivos do Aikido é criar harmonia entre os participantes. Porém muitas pessoas confundem o que exatamente significa esta harmonia para o Aikido. Primeiramente, precisamos quebrar um paradigma importante. Harmonia não significa simplesmente um estado de contemplação de uma situação suave, leve e delicada. Harmonizar com uma situação é você conseguir ficar no mesmo “clima” que está a sua volta. Uma flor é vencida por uma tempestade.

Quando treinamos Aikido, não podemos esquecer que estamos de fato praticando uma arte marcial. Quando falamos de harmonia no Aikido, queremos dizer que devemos inicialmente nos adequar a intensidade do nosso “agressor” (uke). Assim como a flor será vencida pela tempestade, você será vencido se não colocar seu “espirito” de acordo com a força que o seu parceiro irá usar no momento do ataque.

É uma grande bobagem achar que você poderá “domar” uma tempestade com o sentimento de uma flor. Para você harmonizar com o ataque do uke, primeiro você deve igualar o sentimento deste ataque. Depois que você igualar a energia que foi usada pelo uke, ai sim, você poderá harmonizar o movimento. E esta harmonização, por depender da intensidade do ataque, não será necessariamente delicada.

Enfim, não vamos esquecer que estamos praticando uma arte marcial e não movimentos terapêuticos. A harmonia está no fato de você conseguir igualar sua energia com a do seu “oponente”. É isto que vejo como harmonia no Aikido.

(@Varela_San)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s