O Princípio da forma e da não forma

A forma da não forma, ou Ukô-Mukô, a princípio quer dizer que não deve haver uma forma rígida ou seqüência pré-determinada a ser seguida. Já expliquei sobre as cinco posições de guarda, que não deixam de ser formas determinadas, mas o mais importante é adaptá-las de acordo com a ação do inimigo, o local, a posição e o ambiente para alcançar o objetivo e único – cortá-lo.

Dependendo das circunstâncias, a espada acima da cabeça da posição alta poderá ser baixada um pouco até chegar à posição média, e esta, do mesmo modo, pode voltar à original, levantando-se de leve a espada. Igualmente, se ela for levantada um pouco acima da posição baixa, poderá assumir a média. Se das posições laterais direita e esquerda levarmos a espada um pouco na direção do centro, elas se tornam posições média ou baixa.

Esse é o princípio do Ukô-Mukô, ou seja, a forma não pode ser rígida, devendo ser adaptada conforme a situação. Uma vez com a espada nas mãos, o único objetivo deve ser cortar o inimigo de qualquer maneira. Quando sob ataque estiver interceptando, desviando, empurrando a espada inimiga ou resistindo a ela, pense apenas e cortar o adversário. Se nessa hora ficar preocupado em “como” interceptar, “como” desviar, “como” empurrar ou “como” resistir, acabará perdendo o momento certo de agir e falhará. É essencial concentrar o pensamento apenas em cortar, deixando o corpo agir sozinho.

Em escala militar, a disposição das forças no campo de batalha também pode ser considerada uma posição de guarda, e tudo é válido na busca da vitória. Só a imobilidade é reprovável. Reflita cuidadosamente sobre isso.

Texto do livro “O livro dos Cinco Anéis – Gorin no Sho” de Miyamoto Musashi

tradução de Dirce Miyamura

introdução e revisão técnica Sensei Jorge Kishikawa

Deixe um comentário